Imagens da Década

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A era de massas

A industria do lazer emergia, o rádio, o cinema, e a música popular tiveram um grande avanço, e iniciava então a era da cultura de massas. Este fenômeno se deu pela utilizaçao de novos meios de informação capazes de atingir simultaneamente grande camada da população. O desenvolvimento do rádio veio com a idéia de publicidade comercial. Os grandes lideres da época passaram a usar o espaço no rádio para expor suas idéias. Em 1933 os nazistas estatizaram o setor, Hitler usava e abusava de seu hipnótico vociferar enquanto no brasil Getulio Vargas, como um bom orador, tratou de instrumentalizar o novo meio dentro de seus objetivos políticos.
Na Política, o Nazismo na Década de 30, não era um movimento monolítico, mas sim uma combinaçao de ideologias e filosofias centradas no nacionalismo, no anti-comunismo e no tradicionalismo. Uma das motivações foi o tratado de Versalhes, consideravam uma conspiração Judaica- comunista, para humilhar a Alemanha no final da 1 Guerra. O Partido nazista chega a Alemanha em 1933.
No Brasil, houve a Revolução Constitucionalista, que tinha como objetivo derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e promulgar ma nova constituiçao para o Brasil. Na verdade, foi em resposta a revolução de 1930 que acabou com a autonomia que os Estados gozavam durante a vigência da Constutuição de 1891, pondo fim a Republica Velha. Em 1934, foi promulgada Nova Constituição.
Getulio Vargas ficou no poder por 15 anos ininterruptos, de 1930 à 1945.
Durante nossos estudos percebemos que esta década foi marcada por muitas mudanças e principalmente políticas, foram tempos difíceis, com crise econômica e governos autoritários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário